Serra Leoa. Década de 90. A corrupção do governo e os problemas na administração das minas de diamantes foram ponto de partida para uma guerra civil que fez milhares de mortos entre a população.
É neste cenário que começa a nossa história. Solomon Vandy (Djimon Hounsou) é um pacato pescador, pai de três filhos, que vê a sua vida sofrer uma completa ruptura quando se dá um ataque das RUF (Frente Unida Revolucionaria) à sua aldeia. Os membros da RUF controlavam as províncias ricas em diamantes, atacando as aldeias para abusarem das mulheres, obterem mão de obra, mutilarem os seus habitantes, fazerem propaganda contra o voto e recrutarem crianças para a Frente (os chamados meninos soldados).
E é esse mesmo o destino de um dos filhos de Solomon, que parte numa perigosa missão para se salvar a si e à sua família. Nessa sua jornada contará com a ajuda do pouco honrado contrabandista Danny Archer (Leonardo Dicaprio), um vendedor de armas e cujo interesse passa pela obtenção do maior diamante rosa visto até aos dias de hoje, e de Maddy Bowen (Jennifer Connely), uma jornalista que, embora sensibilizada com toda a situação que se vive no país, procura o seu “grande furo”.
Com uma excelente fotografia, o filme faculta-nos um retrato fiel das diferenças latentes no país pois, ora somos “prendados” com imagens da bela paisagem do continente africano, ora somos abordados por imagens de devastação e terror, que não deixam ninguém indiferente. As sequências de acção são também uma mais valia, e estão extremamente bem executadas.
Fortíssimo e com grandes interpretações (Jennifer Connelly aqui sim, muito bem mesmo. Quanto a DiCaprio, para quando o Óscar?), “Diamante de
“In
Nota Final: 8.5 / 10
- Somewhere
- 127 Hours
- Blue Valentine
- The Dilemma