Matt Buckner, um estudante expulso injustamente de Harvard, chega a Inglaterra onde ingressa no mundo de uma das claques mais reputadas do meio: a Green Street Elite, apoiantes do West Ham United. E é nesse meio que Matt vai aprender algo que nenhuma faculdade do mundo lhe poderia ensinar...
A agressividade de alguns membros destes grupos, que fazem dessas lutas de rua a sua vida, contrasta com a existência de individuos que, mesmo pertencendo a um mundo violento como este, trabalham, têm familia e bons valores (o que desmistifica um pouco a ideia pré-estabelecida sobre estes grupos organizados). Uma das cenas mais representativas disso mesmo passa-se no metro, enquanto Matt (Elijah Hood) e Pete (Charlie Hunnam) conversam. Uma senhora carregada de malas aproxima-se, e eles são os primeiros a ceder-lhe o lugar... e não todas as outras pessoas com condutas moralmente mais aceites pela sociedade.
As boas interpretações, especialmente de Leo Gregory (Bovver), e de Geoff Bell (Tommy Hatcher), lider da claque de Millwall, cujo filho morreu numa das zaragatas entre claques (acontecimento esse que marca a recta final do filme), conferem uma veracidade interessante na medida em que o ideal destes homens está muito mais além do que apoiar um clube de futebol. Momentos há em que essa é a última das razões a desencadear confrontos. Trata-se de se protegerem uns aos outros, sendo capazes de dar a própria vida por isso. De ganharem reconhecimento e reputação. De resolverem questões pendentes e males passados.
‘Rebeldes de Bairro’ retrata assim o modo de vida dos hooligans de forma honesta e sem tomar qualquer partido. Prova também que como em tudo na vida, há sempre dois lados, e a maneira de ser de alguém será mesmo das coisas mais subjectivas que existem.
“You don't run, not when you're with us... You stand your ground and fight!”
Nota Final: 7.5 / 10
- Somewhere
- 127 Hours
- Blue Valentine
- The Dilemma