
Filme francês que ganhou uma ‘Palma de Ouro’ na ultima edição do ‘Festival de Cannes’, representou o país nos ‘Óscares 2009’ na categoria de ‘Melhor Filme de Língua Estrangeira’, acabando por sair derrotado. Apontado na altura como o grande favorito, esta situação não subtrai em nada todo o trabalho empregue por todos os intervenientes na película e a qualidade da mesma.
“A Turma”, é um fiel retrato da vida de um professor de Françês (François Bégaudeau) e da sua turma numa escola Parisiense durante todo um ano lectivo. Adaptado de um livro escrito pelo próprio e baseado nas suas experiências enquanto professor, todos os actores da turma em si são semi-amadores e estudantes.
Dentro da sala de aula, disciplinador mas compreensivo, assim se apresenta o professor perante uma turma jovem, rebelde e multicultural. As mais variadas origens dos alunos (França, China, Mali, Tunisia...) elevam ainda mais os desafios a que François se propõe. Motivá-los nem sempre é facil e os conflitos surgem e com as devidas repercussões...
Quase em ‘tom’ de documentário, todo o filme narra as vivências decorrentes na sala de aula. Tanto o ‘lado’ dos professores quer o ‘lado’ mais imaturo dos alunos (que deveria ser o mesmo...) são bem explícitos. Os desafios dos professores (pelo menos daqueles...) são constantes em prol de um bom processo educativo.
Assim, o facto de os actores interpretarem os ‘seus próprios papeis’ confere um dinamismo e veracidade muito interressantes ao filme. As temáticas de ensino são banais assim como algumas das discussões presenciadas (ex.: o facto de uma aluna não querer ler um texto), não sendo isso mau pois é o que aconteçe um pouco por todas as escolas no Mundo. É então um filme que se adapta certamente a vários países, Portugal inclusivé.
Nota Final: 8/10