Arrebatadora. Assim se pode classificar esta película protagonizada por Sean Penn, o vencedor do Óscar de Melhor Actor deste ano pelo seu papel em “Milk”. Curiosamente, (ou não!) a personagem que aqui desempenha foi nomeada, e embora não tenha arrecadado a estatueta dourada, não andou certamente muito longe de o conseguir. Simplesmente fenomenal.
Mas passemos à sinopse da fita.
Sam Dawson (Sean Penn) é pai solteiro de uma menina de 7 anos, Lucy (Dakota Fanning). Tudo seria “normal”, não fosse o facto de Sam sofrer de um atraso mental que, palavras do médico, lhe permitem somente atingir uma idade mental compatível com a da filha... actualmente. Após um simples acidente, a Segurança Social determina que Sam não reúne as condições necessárias para cuidar da filha, pelo que a coloca à mercê de um processo de adopção. É nessa altura que Sam decide recorrer aos serviços da advogada Rita Williams (Michelle Pfeiffer), conhecida por nunca ter perdido qualquer caso na sua vida jurídica.
Juntos vão agora travar a maior batalha das suas vidas: provar ao júri presente que o amor ultrapassa qualquer barreira, simplesmente porque “love is all you need”.
Com tocantes interpretações, especialmente de Sean Penn (nunca é demais referir o quão impressionante é o seu brilhantismo interpretativo) e Dakota Fanning, este retrato, bastante realista diga-se, de um latente preconceito da sociedade por tudo aquilo que se revela “diferente” do moralmente estipulado é sem dúvida alguma um dos mais representativos filmes sobre esta temática.
A consistência da história bem como a excelente banda sonora a cargo de nomes como, por exemplo, Ben Harper e Eddie Vedder, conferem a este “A Força do Amor” um lugar cativo nos meus filmes favoritos. Porque o é, inquestionávelmente.
Para ver, e rever. Um must see.
“Yeah, you don't know what is like when you try, and you try, and you try, and you try, and you don't ever get there! Because you were born perfect and I was born like this, and you're perfect!”
Nota Final: 8 / 10
- Somewhere
- 127 Hours
- Blue Valentine
- The Dilemma