Um grupo de amigos a passar férias no México conhece Mathias (Joe Anderson) que tem um irmão a investigar umas ruínas antigas. Mathias diz ao grupo que está de partida para as ruínas para ir ter com o irmão, e estes decidem ir com ele para quebrar a monotonia que as férias estavam a ter.
Quando chegam às ruínas algo de estranho acontece. Um grupo de locais ameaça-os, mata o amigo deles e não os deixa voltar para trás. Assim, Mathias, Jeff (Jonathan Tucker), Eric (Shawn Ashmore), Amy (Jena Malone) e Stacy (Laura Remsey), ficam presos nas ruínas e começam a aperceber-se que algo não está bem.
Baseado num livro, Carter Smith traz-nos um filme que embora tenha sido muito mal recebido pela maior parte dos críticos, na minha opinião está acima da média dos últimos filmes do género. Sem grandes pormenores técnicos, The Ruins destaca-se por misturar todos os ingredientes habituais num filme do género (jovens, bebedeiras e sexo) e mesmo assim não cair no ridículo. E isto deve-se, principalmente, ao agente de terror não serem zombies ou factos paranormais, mas antes uma planta carnívora e inteligente que actua quando o ser humano menos está à espera.
Derivado à ‘estranheza’ da situação, o elenco consegue-nos surpreender com o seu misto de diferentes reacções ao que está acontecer e à diferença das decisões que tomam. Destacando-se quase todos pela positiva, o prémio de reconhecimento vai para Jonathan Tucker, embora o seu papel acabe por ser pequeno para o talento e o à vontade que transpõe em frente às câmaras. Laura Remsey acaba por não se destacar pela negativa, mas mesmo assim acaba por ter algumas situações ridículas talvez por ter sido a ‘hot girl’ do grupo.
Para terminar, o ponto negativo da história vai para o facto de nunca ser conhecido de onde aquelas plantas vieram nem tão pouco a relação dos locais com a mesma.
Nota Final: 7 / 10
- Somewhere
- 127 Hours
- Blue Valentine
- The Dilemma