
Filme que estreou este mês em Portugal, dois anos depois de ser lançado em Inglaterra e um ano depois de ser lançado na restante Europa...
“Isto é Inglaterra” tem em Shaun a sua personagem principal. Esta é representada brilhantemente por Thomas Turgoose, que faz aqui a sua primeira aparição em cinema. Ele é então um miúdo de 12 anos que vive sozinho com a mãe, pois o seu pai faleceu na guerra das Malvinas enquanto servia o pais. Esta situação é muito revoltante para este, e isso reflecte-se na escola e nas suas atitudes.
Com tantos conflitos ainda por resolver na cabeça do jovem rapaz, Shaun encontra refúgio num grupo de amigos que conheceu entretanto (em particular com Woody). Eles são todos mais velhos que ele, não o gozam como acontece na escola e adoptam-no quase como uma coqueluche do grupo. A particularidade destes é que se tratam de skinheads.
Os skinheads são na maior parte das vezes conotados com uma carga bastante negativa. A verdade é que este grupo partilha a ‘cultura’ skinhead e não os ‘valores’ mais extremistas de alguns como é o caso de Combo, uma personagem muito importante no filme. Este é/era amigo de Woody e saiu à pouco da prisão. Lá adquiriu imensa raiva e frustração sobre a forma de ideias, e tenciona passá-las ao grupo.
Assim, a partir da chegada de Combo tudo muda e aqui se vê o lado negativo que normalmente se associa à palavra ‘skinhead’. O nacionalismo extremo, a xenofobia, o racismo, a violência, o vandalismo são praticadas como de um acto banal se trata-se e com a convicção que é o correcto a fazer...
Desta forma, Shaun ver-se-á envolvido neste mundo. O facto de não ter uma referência paternal em casa, fez com que tentasse encontrar uma fora desta. Primeiro com Woody e depois com Combo. A verdade é que este tipo de ambiente onde se inseriu não é propicio a uma criança, mas fê-lo crescer como pessoa. Isso sem dúvida..
Este filme tem então a espaços grande intensidade dramática. O ambiente frio e cinzento (típico de Inglaterra), bem como o guarda roupa, cabelos e maquilhagem alternativa da época conferem essa intensidade, mas o principal será os sentimentos/atitudes dos membros extremistas expostos de uma forma tão ‘simples’.
This is England é um filme sem actores conhecidos ou de renome e que demorou a chegar a Portugal. Apesar disso, todas as representações são de alto gabarito assim como a realização. Por isso, é certamente recomendado pelo GoldenTicket e pelo que arrecada o ‘prémio’ de melhor filme do mês de Abril.
Nota Final: 8.5/10