Deixando antever desde início uma história com contornos brutais, este “O Lago Perfeito” é uma “lufada de ar fresco” dentro de filmes do género.
Steve (Michael Fassbender) decide surpreender a namorada Jenny (Kelly Reilly) com um fim de semana romântico em Eden Lake, local onde tenciona pedi-la em casamento. Tudo seria perfeito não fosse terem-se cruzado com um grupo de jovens que ao serem repreendidos pelo casal, começa a aterrorizá-los, desde tecerem comentários jocosos até procederem ao roubo do seu carro.
Ao tentar reaver o carro e os seus restantes pertences, Steve acaba por se envolver numa discussão com um dos rapazes, e, no calor da luta acaba por apunhalar a cadela do líder do grupo, Brett (Jack O’Connell, que integra, à semelhança de Thomas Turgood, o elenco do filme do mês de Abril aqui no GoldenTicket, “This is England”). A morte da cadela desperta assim nos jovens um colérico sentimento de vingança cujas consequências se irão revelar devastadoras...
O nível interpretativo dos protagonistas, especialmente da parte de Michael Fassbender, deixa um pouco a desejar nos primeiros 10 minutos da fita que se pretende somente servirem como representação de uma calma aparente, mas prestes a ser quebrada. Porém, essas lacunas são compensadas pela fotografia e filmografia que, embora simples, se revelam competentes.
Com o decorrer da fita, muito pelo à vontade procurado para a execução de cada cena, os actores vêem colmatadas as suas falhas iniciais. Kelly Reilly, que à semelhança de Fassbender se parece tentar encontrar no início da película, consegue arrebatar o espectador nas cenas de maior intensidade dramática. Excelente. O núcleo mais jovem também não deixa créditos por mãos alheias, e consegue transmitir na perfeição o conflito interior perante tal situação. Porque no fim de contas, com tudo o que fazem, não passam de crianças...
O terror que se publicita tem tanto de visual como de psícológico, muito por culpa de toda a situação assentar numa base bastante coerente e realista. São situações presentes e possíveis no mundo actual. E esse acaba mesmo por ser o ponto mais assustador. A educação de uma criança prende-se essencialmente com os valores que lhe são transmitidos, e se os próprios progenitores são muitas vezes os indivíduos responsáveis por determinados actos, como esperar algo diferente de uma criança a seu cargo? Uma questão pertinente, e aqui respondida da forma mais desconfortável possível.
Violento, brutal, crú e perturbador. Não ficarão certamente indiferentes a este “Eden Lake”.
“At your first opportunity, turn around.”
Nota Final: 8 / 10
- Somewhere
- 127 Hours
- Blue Valentine
- The Dilemma