Robert Kearns (Greg Kinnear) é um professor universitário, que além da sua paixão pelo ensino tem um hobbie muito mais interessante: inventor. Casado com uma professora chamada Phyllis (Lauren Graham) e com seis filhos, Kearns tem uma boa vida. Um dia, quando voltava da igreja com a sua família, Kearns repara que o limpa pára-brisas anda sempre a velocidade muito alta e que com pouca chuva este limpa em seco.
Na sua cave com os filhos, Kearns cria então um limpa pára-brisas com um regulador de velocidade e para aquela família foi como se tivessem achado uma mina de ouro. Mas os seus sonhos são desfeitos quando ao tentar fazer negócio com a Ford, esta lhe rouba a sua invenção embora a patente esteja registada no seu nome. Assim, Kreans passa 12 anos da sua vida a lutar para que seja feita justiça, nem que isso lhe custe a sua família.
Baseado numa história real, Flash of Genius mostra como um simples homem pode ter tamanha força de vontade simplesmente para fazer justiça, nem que seja contra umas das maiores companhias de automóveis do mundo. Realizado por Marc Abraham, este filme não pretende ser uma obra-prima, mas sim demonstrar o que grandes empresas fazem a pequenos inventores caseiros só pela sede de poder e que mesmo quando apanhadas tudo fazem para que o assunto não vá para público.
Greg Kinnear tem aqui um desempenho excepcional, o que era difícil pois é o centro das atenções durante todo o filme e passa por diversas fases desde o feliz pai de família até doente num hospital psiquiátrico.
As grandes empresas nem sempre ganham. E ainda bem que isso acontece.
Nota Final: 7.5 / 10
- Somewhere
- 127 Hours
- Blue Valentine
- The Dilemma