Na madrugada de hoje, a partir da 1 hora da manhã, o Golden Ticket acompanhou a 16ª cerimónia dos prémios SGA, Screen Actors Guild Awards, muito mais descontraída e agradável, tanto em discursos como em apresentações, do que a cerimónia dos Golden Globes.
A cerimónia, que consiste na atribuição dos Actors, promovida pelo sindicato de actores americanos, foi quase que uma reprise dos Golden Globes em matéria de vencedores. Na categoria de Televisão, a única diferença foi a atribuição do prémio de Melhor Actriz de Comédia a Tina Fey por “30 Rock”, ao invés de Toni Collette, a premiada nos Golden Globes por “United States of Tara”.
Já na categoria de Cinema, as surpresas também não existiram, pelo que deixamos a lista dos vencedores nas diversas categorias:
Melhor Elenco: “Inglourious Basterds” de Quentin Tarantino
Um dos sérios candidatos ao Óscar destronou assim nomes como “An Education”, “The Hurt Locker”, “Nine” e “Precious”.
Melhor Actriz: Sandra Bullock por “The Blind Side”
A actriz, que foi também responsável pela atribuição do Prémio Carreira a Betty White nesta cerimónia, deixou para trás Helen Mirren, Carey Mulligan, Gabby Sidibe e a consagrada Meryl Streep.
Melhor Actor: Jeff Bridges por “Crazy Heart”
À semelhança do que se passou nos Golden Globes, também aqui Bridges levou a melhor sobre George Clooney, Colin Firth e Morgan Freeman. Desta feita, a novidade foi somente a nomeação de Jeremy Renner por “The Hurt Locker”.
Melhor Actor Secundário: Christoph Waltz por “Inglourious Basterds”
Imparável, Waltz evidenciou-se uma vez mais, e o Óscar não me parece muito longe de lhe vir a pertencer. Que o digam os vencidos Matt Damon, Woody Harrelson, Christopher Plummer e Stanley Tucci.
Melhor Actriz Secundária: Mo’Nique por “Precious: Based on The Novel Push by Sapphire”
Na sua primeira nomeação, a actriz que vai trilhando o caminho para uma clara vitória nos Óscares, ultrapassou novamente a latina Penelope Cruz, bem como as actrizes de “Up in the Air” Vera Farmiga e Anna Kendrick, e ainda Diane Kruger.
Por fim, digna de registo a projecção de um vídeo em memória de todos os actores que nos deixaram este ano, desde Farrah Fawcett até Brittany Murphy e Patrick Swayze. Um dos momentos mais emotivos de uma noite que se revelou simples, mas brilhante.
- Somewhere
- 127 Hours
- Blue Valentine
- The Dilemma