Não estivesse eu a criticar um filme que tem por base o famoso concurso ‘Quem Quer ser Milionário’, tenho então de começar este texto com uma pergunta: Ainda é possível contar histórias de amor de uma forma original??
As hipóteses não estão numeradas, e a tua única ajuda é o restante texto a seguir...
Jamal Malik e o seu irmão mais velho Salim, perdem precocemente os seus pais tornando-se assim órfãos numa cidade muito pobre da Índia. Bombaim é o cenário deste filme e ilustra de forma veemente a pobreza existente nos bairros de lata, e como a maior parte dos meninos tentam sobreviver numa cidade caótica.
A história de vida de Jamal, que também é a de Salim, é contada ao longo de um interrogatório policial. Ao participar no concurso, e ao estar a apenas uma pergunta do prémio máximo, o apresentador desconfia das suas capacidades e denuncia-o à policia por fraude.
O seu objectivo ao entrar naquela programa nunca foi ganhar dinheiro mas sim, agarrar-se a única hipótese de reencontrar Latika, uma menina (agora mulher), que tal como ele enfrentou a vida real desde pequena. A verdade é que Jamal não é um sobredotado, nem andou na escola por muito tempo... então, como é que um slumdog (um ‘cão’ dos bairros de lata), um chaiwalla (rapaz que serve chá) se ‘arrisca’ a ganhar 20 milhões de rupias? E será esse o seu maior prémio?
“Quem quer ser Bilionário” não é um filme sobre uma história de amor, perdoem-me a expressão, lamechas... e é isso que o torna especial. Todo o argumento conta e retrata uma sociedade bastante pobre e vidas marcadas por isso, onde como em tudo, existem pessoas capazes de ‘vender a mãe’ para ‘subir’ na vida. Paralelamente, e com o 'evoluir' da história, Jamal e Latika poderão ter a sua merecida oportunidade, aquela que lhes escapa à algum tempo.
Nomeado para 10 óscares da academia, e já com os 7 prémios BAFTA arrecadados (entre eles, melhor filme e melhor realizador), “Slumdog Millionaire” arrisca-se, com todo o mérito, a arrecadar algumas e as principais estatuetas em disputa.
Nota Final: 9/10
De Miss Summer a 11 de Fevereiro de 2009 às 00:08
LINDO!
Adorei o filme.Está fantástico.
O melhor do ano sem dúvida!Aconselho toda a gente a ver!
Parabens pela critica.Está muito boa ;)
De del* a 29 de Março de 2009 às 00:00
Excelente filme.
De Sofia a 7 de Janeiro de 2010 às 23:54
É fantástico sem dúvida (:
A história cativa do inicio ao fim e faz-nos reflectir sobre uma realidade que está muito longe da nossa..
Completamente emocionante !! :')
E já agora, excelente crítica :P
Comentar post