Richard Jenkins é Walter Vale, um professor universitário de Connecticut que enviuvou recentemente e se vê obrigado a voltar a Nova Iorque para participar numa conferência sobre um artigo do qual é co-autor. Lá, encontra o seu apartamento ocupado pelo sírio Tarek (Haaz Sleiman) e pela senegalesa Zainab (Danai Jekesai Gurira), um jovem casal de imigrantes que, mais tarde se vem a descobrir, está ilegal no país. Depois de se aperceber que o casal fora enganado, Walter convida-os a permanecerem no apartamento até encontrarem outro lugar para ficar.
É este o ponto de partida para uma amizade entre o professor e Tarek, amizade essa que se aprofunda quando o músico sírio ensina a Walter as maravilhas da percussão (já antes Walter tentara uma incursão, falhada diga-se, pela aprendizagem do piano, uma vez que a sua mulher era uma exímia pianista e ele tentava a todo custo promover algo que mantivesse “viva” a sua memória). Mas esta nova e mais alegre fase da vida do solitário professor vê-se abalada com a prisão do amigo que enfrenta agora uma possível, e provável, deportação. Assim, Walter inicia, juntamente com Mouna Khalil (Hiam Abbass), mãe de Tarek, uma luta pela libertação deste mas... conseguirá atingir os seus propósitos?
A consistência do guião, as cenas de extremo bom gosto (nomeadamente as que denunciam a aproximação de Mouna e Walter e as que o juntam, com Tarek, a tocar tambor) bem como o final que foge a previsíveis clichês, fazem de “O Visitante” um filme interessante, bastante introspectivo e que vem abordar uma temática não muito explorada cinematográficamente: a imigraçao. De mencionar ainda as óptimas interpretações por parte de todos os actores que permitem à película manter-se longe do drama fácil, criando assim um ambiente discreto, envolvente e muitíssimo inteligente.
Um filme que faz claramente a diferença. A não perder!
“You can't just take people away like that. Do you hear me? He was a good man, a good person. It's not fair!”
Nota Final: 8 / 10
- Somewhere
- 127 Hours
- Blue Valentine
- The Dilemma